Carta do Editor

A Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias (ABMLPM), celebra, nesta 5ª edição, a primeira indexação da Revista Perspectivas. Indexar uma publicação é fruto de trabalho, portanto, esforço no perseguir um objetivo, ou seja, no nosso caso, tornar cada vez melhor o veículo de informação científica da Medicina Legal e Perícias Médicas.

Nesta edição, apresentamos três trabalhos que abordam as contribuições dos autores aos temas correlatos a Medicina Legal, quais sejam: “Perfil da violência com mortalidade relacionada aos acidentes de trânsito em Alagoas” onde se mostra a gravidade das relações homem/máquina, aliada a imprudência no guiar, que tornam o nosso país tão tristemente famoso. Outro trabalho referencia a questão “Atendimentos Médico Legais de idosos vítimas de violência na grande Cuiabá”, outra triste vertente que retrata a chamada “Cultura de Morte”, tão criticada pelo Papa Francisco e, infelizmente, vitimando mais os idosos e os jovens em diversos locais do país.

Em outro trabalho da 5ª edição da Perspectivas se aborda um tema de grande importância técnica para a Medicina Legal, “Exames complementares para a verificação do tempo de morte em Medicina Legal”, que será muito relevante ao se elaborar o nosso desiderato, ou seja, o documento Médico Legal.

Finalmente, um trabalho de grande importância para a atividade Médico Pericial foi desenvolvido e agora publicado por autores já conhecidos dos nossos leitores pela sua produtividade e proficiência, que aborda o tema: “Dano futuro, proposta de avaliação Médico Pericial”.

Com a reta intenção de ofertar aos nossos leitores o esforço de produzir e publicar ciência em Medicina Legal e Perícias Médicas, apresentamos mais esta edição de PERSPECTIVAS.

 

Excelente leitura a todos.

 

Prof. Dr. José Jozefran Berto Freire

Editor chefe