Gabriela Itagiba Aguiar Vieira(1)
Aparecida Azola Ribeiro e Ribeiro(2)
Maria Regina Martinez(3)
Sueli de Carvalho Vilela(4)
(1). Metre, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alfenas-MG
(2). Mestre, enfermeira do trabalho do Centro Integrado de Assistência ao Servidor da Universidade Federal de Alfenas-MG
(3). Doutora, professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas-MG
(4). Doutora, professora da Escola, de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas-MG Endereço para correspondência: Centro Integrado de Assistência ao Servidor– Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Centro. CEP: 37130 001. Alfenas, MG. Telefone: (35)3701-9201. Email:gabrielavieiramfc@gmail.com
Introdução: Sabe-se que as exigências impostas pela vida acadêmica podem interferir sobre a saúde dos professores (GASPARINI; BARRETO; ASSUNÇÃO, 2005). Para gerir o absenteísmo é importante identificar as doenças que comprometem a saúde dos docentes, levam ao afastamento do trabalho e repercutem negativamente para a instituição.
Objetivo: Descrever o perfil de morbidade docente em uma universidade pública federal.
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, transversal e documental em que foram avaliados os afastamentos ocorridos no período de 1996 a 2015. Os dados foram coletados nos prontuários de 494 docentes que foram atendidos no Centro Integrado de Assistência ao Servidor. Foram excluídos os docentes substitutos e os temporários. Foram incluídos no estudo os atestados médicos que indicavam o diagnóstico médico por meio da CID-10. Além disso, foram coletados dados secundários, por meio do Sistema online Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE). Utilizou-se o MS-Excel, versão 10, para o registro de banco de dados com dupla digitação para evitar possíveis erros de transcrição. As variáveis avaliadas foram: sexo; estado civil; data de posse; titulação; data do atestado; CID 10; número de dias de afastamento e titulação na data do afastamento. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFAL-MG, sob o Parecer nº 1.092.351, de acordo com as exigências da Resolução 466/2012.
Marcos conceituais: O monitoramento da incidência e da prevalência de doenças em grupos populacionais por meio da CID-10 permite uma análise da situação geral da saúde e da morbidade. As informações sobre a morbimortalidade podem subsidiar medidas administrativas de prevenção de doenças e de promoção da saúde (DI NUBILA; BUCHALLA,
2008).
Resultados: Quanto ao perfil sócio demográfico, destaca mulheres, com idade entre 30-49 anos, casadas, com titulação de doutorado. Os principais motivos de afastamento foram as doenças digestivas, as do trato geniturinário e as respiratórias, além dos acompanhamentos médicos de familiares e de convalescença. Quanto aos dias de afastamento, 25% foram por transtornos mentais e doenças do sistema osteomuscular.
Conclusão: O estudo revelou as características dos afastamentos e quais são as doenças mais frequentes nos atestados de docentes. As informações obtidas por meio deste estudo impulsionaram fortalecimento do serviço de saúde ocupacional; assim, por meio de portaria normativa, foi constituída a comissão de qualidade de vida que iniciou ações programáticas de promoção à saúde do servidor.
Referências bibliográficas
- DI NUBILA, H. B. V.; BUCHALLA, C. M. O papel das classificações da OMS – CID e CIF nas definições de deficiência e incapacidade. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo. 11, n. 2, p. 324-335, jun. 2008. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415- 90X2008000200014. Acesso em: 26 fev 2016.
- GASPARINI, S. M.; BARRETO, A. A.; ASSUNÇÃO, A. A. O professor, as condições de trabalho e os efeitos sobre sua saúde. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.2, p. 189-199, maio/ago. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n2/a03v31n2.pdf.Acesso em:10 abr 2016.