Resumos

PERFIL DA POPULAÇÃO SUICIDA NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.

Os autores informam que não há conflito de interesse.

Thaissa Araújo Rachid Jaudy (1)

Alice Braga de Araujo Sampaio (1)

Daniele Muñoz (2)

Victor A. P. Gianvecchio (3)

Valéria M. S. Framil (2)

Daniel Romero Muñoz (4)  

(1) Médica pós-graduanda em Perícia Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

(2) Professora  Colaboradora do Curso de Especialização em Medicina Legal e Perícia Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de  São Paulo.

(3) Professor de Medicina Legal e perícia Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

(4) Coordenador do Curso de Especialização da Faculdade de Ciências Médicas da santa Casa de São Paulo.

INTRODUÇÃO: Sabe-se que o suicídio não é um fenômeno recente, entretanto nos últimos anos o índice de pessoas que tiram a sua vida tem aumentado significativamente. A presente pesquisa se propõe a buscar na literatura atual estudos que traçaram o perfil epidemiológico da população suicida no Brasil. 

OBJETIVOS: O presente estudo tem como objetivo avaliar o perfil da população que pratica suicídio no Brasil, levantando dados que possam embasar políticas públicas de prevenção ao mesmo. 

MÉTODOS: Trata-se de um estudo bibliográfico baseado na análise de artigos científicos, revistas e periódicos, a procura pelos estudos se deu pela busca das palavras chaves “perfil”, “suicídio” e “Brasil” junto aos bancos de dados SciELO, LILACS e PUBMED, usando entre cada palavra o operador booleano “AND”, sendo selecionados pelo título e analisados com base nos resultados apresentados. A busca foi realizada no mês de junho de 2022 e foram utilizados como critérios de inclusão os estudos em língua portuguesa, disponibilizados na íntegra nas bases de dados selecionadas e que tenham relação com a temática e como critérios de exclusão os estudos que não versem sobre a temática, artigos duplicados e também os que não contemplam o objetivo do estudo.

RESULTADOS: Foram encontrados na literatura brasileira em simples busca pelos bancos de dados Scielo, Lilacs e Pubmed 30 estudos específicos que buscaram identificar o perfil da população suicida no Brasil. Destes, 20 apontaram com bastante clareza que o método mais utilizado pelos suicidas é o enforcamento, seguido pelo uso de arma de fogo, enquanto 7 apontaram outros métodos de perpetração tais como uso de medicamentos, alcoolemia, precipitação de lugar elevado e ingestão de agrotóxicos.
Em 27 estudos foi observado que o suicídio predomina no sexo masculino, 16 estudos demonstraram que os solteiros compõem a maior parte da população suicida e em 23 estudos foi possível verificar que pessoas pardas e brancas são as que mais tiram a própria vida no Brasil. A faixa etária apontada pelos estudos variou de 15 a 60 anos, porém, a faixa etária se relacionou com outras variáveis analisadas, como por exemplo a escolaridade, onde 19 estudos mencionaram a baixa escolaridade como perfil associado ao suicídio. O principal local envolvido no ato foi o próprio domicílio conforme demostrado em 11 estudos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: A prevenção ao suicídio é um tema relevante no contexto da saúde pública atual e conhecer o perfil da população que mais comete suicídio permite o desenvolvimento de estratégias e políticas públicas voltadas a população mais vulnerável. 


Referências bibliográficas

  1. FERREIRA, Renata da Silva; MARTIN, Isabela Dos Santos; ZANETTI, Ana Carolina Guidorizzi; VEDANA, Kelly Graziani Giacchero. Notícias sobre suicídio veiculadas em jornal brasileiro. Cien Saude Colet; 26(4): 1565-1574, 2021. 
  2. FERREIRA, Vinícius Renato Thomé; TRICHÊS, Verônica Joana Salvi. Perfil epidemiológico de tentativas e mortes por suicídio em município da região sul do Brasil. Psico (Porto Alegre); 45(2): 219-227, abr.-jun. 2014. 
  3. FRANCK, Maria Cristina; MONTEIRO, Maristela Goldnadel; LIMBERGER, Renata Pereira. Perfil toxicológico dos suicídios no Rio Grande do Sul, Brasil, 2017 a 2019. Rev Panam Salud Publica; 45, mar. 2021. 
  4. GIANVECCHIO, Victor Alexandre Percinio; JORGE, Maria Helena Prado de Mello. O suicídio no estado de São Paulo, Brasil: comparando dados da Segurança Pública e da Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 27(6):2427-2436, 2022.