Os autores informam que não há conflito de interesse.
José Miguel Francisco da Silva (1)
Paulo Cezar Vidal Carneiro de Albuquerque (2)
Izabella Carvalho de Oliveira (3)
Marcela Vasconcelos Montenegro (3)
Clarissa Miranda Carneiro de Albuquerque Olbertz (2)
Paula Eduarda Miranda Carneiro de Albuquerque (4)
(1) Universidade Estadual de Pernambuco, Mestrado em Perícias, Camaragibe – PE/Brasil;
(2) Hospital das Clínicas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE/Brasil;
(3) Faculdade de Medicina, Universidade de Pernambuco, Recife-PE/Brasil;
(4) Faculdade de Ciências Médicas de Santa Casa de Misericórdia, São Paulo-SP/Brasil;
INTRODUÇÃO/FUNDAMENTOS: Os profissionais de saúde trabalharam na linha de frente da pandemia do COVID-19 em um período cujo conhecimento sobre a patologia e seus mecanismos de transmissão ainda eram limitados (1). Muitos profissionais foram afastados por longos períodos, seja por infecção pelo vírus, seja indivíduos sintomáticos e pertencentes a grupos de risco, impondo dificuldades para o setor de gestão (2). Apesar da Traumatologia e Ortopedia não lidar diretamente com pacientes acometidos pelo coronavírus, seu serviço sofreu impacto em decorrência das medidas implantadas pelas autoridades sanitárias e órgãos de controle, como suspensão de procedimentos eletivos e redução de consultas ambulatoriais.
OBJETIVOS: No contexto de repercussões geradas pela pandemia do COVID-19, esse estudo visa quantificar o impacto do coronavírus na qualidade do atendimento oferecido a população pelo serviço de traumatologia de um Hospital Universitário do estado de Pernambuco no ano de 2020, em decorrência dos afastamentos profissionais e medidas governamentais impostas pelo período.
MÉTODOS: O presente projeto foi submetido para apreciação ética pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Complexo Hospitalar Hospital das Clínicas (HC) via Plataforma Brasil (CAAE: 32534620.0.0000.8807)
Trata-se de um estudo transversal de caráter descritivo que realizou uma análise quantitativa dos números de consultas ambulatoriais e de procedimentos cirúrgicos realizados pelo serviço de traumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco nos anos de 2016-2020.
O corpo clínico foi quantificado em 09 médicos do sistema Regime Jurídico Único (RJU), referente aos servidores públicos, e 06 de acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), sendo dois profissionais com 02 vínculos e ainda 07 residentes do serviço. O corpo de enfermagem consiste em 02 enfermeiras e 04 técnicos de enfermagem.
RESULTADOS: No ano de 2020, foram realizadas 2167 consultas ambulatoriais e 172 cirurgias pelo serviço de traumatologia, uma queda de 67,7% e 58,5% em relação à média de 6710 consultas e 414,2 cirurgias, respectivamente, no período de 2016-2019. Em relação aos afastamentos, estiveram afastados 08 professores por um período de 04 meses, 04 médicos, todos os residentes afastaram-se por 15 dias em períodos distinto, por contraírem a infecção por Covid 19. No corpo de enfermagem, duas enfermeiras se afastaram por enquadrarem-se na faixa etária de risco por um período de 04 meses.
CONCLUSÕES/CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que os serviços médicos prestados à população no âmbito da traumatologia em 2020 no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco sofreram diminuição expressiva quando comparados ao quantitativo dos anos anteriores. O absenteísmo profissional associado às medidas restritivas governamentais foi responsável pela diminuição voluntária de consultas ambulatoriais e adiamento dos procedimentos cirúrgicos eletivos que seriam realizados nesse período.
Referências bibliográficas
- Barros, B. A., da Silva, E. P., de Azevedo Sandrin, P. P., de Abreu, A. M., & Freitas, V. L. (2022). Absenteísmo entre os profissionais de saúde durante a pandemia de COVID-19: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, 11(8)
- Cerqueira de Jesus, B., Nascimento Ribeiro, R., Daltro de Araujo Botelho, C., & Maria de Oliveira Silva, R. (2022). Absenteísmo durante período de pandemia pelo covid 19: enfrentamento da gestão em enfermagem. Revista de trabalhos acadêmicos–universo belo horizonte, 1(5).