Os autores informam que não há conflito de interesse.
Izabelly Oliveira Corsi Nogueira (1)
Juan Pablo dos Santos Rossi (1)
Eduardo Costa Sa (1)
Ana Paula de Souza Carvalho (1)
(1) Escola Paulista de Medicina/UNIFESP
INTRODUÇÃO: A Liga de Medicina Legal e Perícias Médicas da Escola Paulista de Medicina (EPM/UNIFESP) foi criada oficialmente em setembro de 2022, a partir da necessidade discente de oferecer uma atividade extracurricular complementar à formação médica, que abarcasse a área de Medicina Legal e Perícia Médica, visto que, dentro da atual grade curricular, a Unidade Curricular (UC) de Medicina Legal e Forense ocupa uma carga horária teórica de 40h. As atividades desenvolvidas pela Liga foram pautadas no tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão e foram constituídas, sobretudo, por conteúdo teórico-prático, com aulas expositivas e possibilidade de visita prática ao Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) e Instituto Médico Legal (IML), além do contato com a comunidade externa, por meio das mídias sociais.
OBJETIVOS: aproximar os discentes da temática médico-legal, por meio de conteúdos teórico-práticos, e propagar informações sobre a área da ciência forense, para a comunidade externa à universidade, através das mídias sociais, focado na integração sobre as áreas médicas e de saúde.
MATERIAIS E MÉTODOS: a estruturação da Liga Acadêmica se deu por meio da criação de um estatuto junto ao Departamento de Cultura Científica da UNIFESP, com envio do cronograma de atividades e processo seletivo que foi feito com base em 3 dias de curso introdutório e contou com 10 questões objetivas; os alunos que tiveram maior pontuação foram selecionados. Atualmente, a Liga conta com 3 coordenadores, 1 Professor preceptor, 1 médica colaboradora e 7 alunos ligantes.
RESULTADO E DISCUSSÃO: A Liga tem um instagram oficial com código de identificação @lamele.unifesp, no qual são feitas publicações sobre medicina legal com base em materiais de pesquisas da legislação, de sites e documentos governamentais, livros sobre o tema, cartilhas e conhecimento de profissionais das áreas correlatas. O Cronograma atual de aulas ministradas: História da Medicina Legal; Alegado Erro médico; Patologia Forense; Técnica de dissecção necropsias; Sexologia Forense; Entomologia Forense e suas aplicações na Medicina Legal; Psiquiatria Forense; Violência contra criança e adoscente; Deontologia; Cesárea a pedido materno: reflexão crítica; Balística Forense; Contribuição da toxicologia forense na investigação de casos de suicídio; Antropologia Forense e discussão do caso de repercussão como o da crianca, Isabella Nardoni. Além disso, em 24 de setembro de 2022, a LAMELE foi responsável pela organização do Interligas de Medicina Legal e Perícia Médica, um evento nacional com o apoio da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica (ABMLPM), que ocorreu de forma híbrida e contou com 143 participantes, sendo 62 presenciais e 81 online. O evento teve o seguinte tema: “Violência contra a mulher” com três palestras: a primeira sobre Violência contra a mulher: aspectos da perícia criminal- Dra Mariana da Silva Ferreira; a segunda com o tema Violência obstétrica, um panorama atual: discussão de mitos e verdades – Dr Fabio Roberto Cabar, e por fim uma análise do crime de estupro cometido pelo médico anestesista- Dr Eduardo Costa Sá. Totalizou uma carga horária de 28h. A Liga de Medicina Legal e Perícias Médicas também contou com visita prática a um SVO/ IML da região metropolitana de São Paulo, permitindo aos ligantes o conhecimento prático sobre a área legal.
CONCLUSÃO: A criação da Liga foi de grande importância para a EPM e apresentou grande aderência e interesse dos discentes e, com isso, grande aprendizado para os seus componentes e demais alunos.