A papilomatose laríngea (PL) é causada pelo papilomavírus humano (HPV), que obstrui as vias aéreas superiores. O contágio ocorre pelo contato direto, sendo mais frequente em adultos, embora possa surgir desde a infância e persistir ao longo da vida. Durante o parto, a laringe é a mais afetada, podendo apresentar sinais leves como disfonia, até sinais graves de obstrução das vias aéreas.

Relato de Caso

PAPILOMATOSE LARÍNGEA: APRESENTAÇÃO DE UM CASO DE NECROCIRURGIA

Como citar: Guadalupe MS, Ivana PLD, Cesar CHJ, Beatriz PDR, Iván BRJ. Papilomatose laríngea: apresentação de um caso de necrocirurgia. Persp Med Legal Pericia Med. 2023; 8: e230827

https://dx.doi.org/10.47005/230827

Recebido em 13/05/2022
Aceito em 08/10/2023

Os autores informam que não há conflito de interesse.

LARYNGEAL PAPILLOMATOSIS: A NECROSURGERY CASE REPORT

Melo Santiesteban Guadalupe (1)

https://orcid.org/0000-0003-0064-1038

Ponce de León Daza Ivana (2)

https://orcid.org/0000-0002-2652-6989

Camacho Hernández Julio Cesar P. (3)

https://orcid.org/0000-0002-8588-257X

Denis Rodríguez Patricia Beatriz (4)

https://orcid.org/0000-0002-8521-7705

Baltazar Ramos Javier Iván (5)

https://orcid.org/0000-0002-5408-6693

(1) Universidad Veracruzana, Instituto de Medicina Forense, Patología forense, Boca del Rio, Veracruz, México, gmelo@uv.mx, (autor principal)

(2) Fiscalía General del Estado de Puebla, Departamento de medicina legal, Tecamachalco, Puebla, México, dra.beindaza@hotmail.com, (recolecta y tratamiento de datos)

(3) Fiscalía General del Estado de Puebla, Departamento de medicina legal, Tecamachalco, Puebla, México, pcamacho_med@yahoo.com.mx, (recolecta y tratamiento de datos)

(4) Universidad Veracruzana, Instituto de Medicina Forense, Boca del Rio Veracruz, México.  pdenis@uv.mx, (supervisor)  (5) Universidad Veracruzana, Instituto de Medicina Forense, Boca del Rio, Veracruz, México. jbaltazar@uv.mx, (redacción y autor de correspondencia

RESUMO

Introdução: A papilomatose laríngea (PL) é causada pelo papilomavírus humano (HPV), que obstrui as vias aéreas superiores. O contágio ocorre pelo contato direto, sendo mais frequente em adultos, embora possa surgir desde a infância e persistir ao longo da vida. Durante o parto, a laringe é a mais afetada, podendo apresentar sinais leves como disfonia, até sinais graves de obstrução das vias aéreas. Apresentação do caso: trata-se de uma mulher de 30 anos, grávida de 37 semanas, que começou a apresentar sintomas de obstrução das vias respiratórias superiores, resultando em óbito por anoxia causada por papilomatose laríngea. Discussão: a prática da necrocirurgia conduz a um processo de ensino-aprendizagem, gera conhecimentos tanto para especialistas quanto para os alunos que participaram dela, contribuindo assim para o processo pedagógico do médico. No caso apresentado, destaca-se a importância da correlação fisiopatológica de uma doença levada à evolução livre e as consequências tão graves que provocou em uma paciente obstétrica. Conclusões: com a apresentação desse caso, pretendemos dar visibilidade às necropsias como um elemento formativo de imenso valor para estudantes e especialistas da área médica e afins, bem como o valor para as ciências em geral, pela contribuição para a patologia, epidemiologia das doenças e fisiopatologia.

Palavras-chave: Anoxia, Autópsia, Laringe, Neoplasia, Papiloma, Vírus.


Referências bibliográficas