Comunicados

O ato médico pericial: ciência, técnica e arte, os saberes Compartilhados


Genival Veloso de França Membro da Academia Nacional de Medicina Legal   A Medicina Pericial […]

Leia mais
Editorial

Carta de Editor


Perspectivas, apresenta aos leitores em sua segunda edição aquilo que foi definido, ou seja, a […]

Leia mais
Comunicados

Palavra do Presidente


Apresentamos o segundo número da revista Perspectivas, um dos canais de divulgação da ABMLPM com […]

Leia mais
Sem categoria

SÍNDROME DE BURNOUT: NEXO DE CAUSALIDADE COM O TRABALHO E A RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR


Marcela Mendonça Silva (1) Daniele Pimentel Maciel (2)  Eduardo Costa Sá (3) Daniel Romero Muñoz (4) (1) Médica […]

Leia mais
Artigo de Revisão

USO E FORMAS DE OBTENÇÃO DE CADÁVERES PARA O ESTUDO DA ANATOMIA: ASPECTOS BIOÉTICOS


Na presente década, observa-se o crescente número de faculdades de Medicina no país, o que repercute em um aumento da demanda de cadáveres para o estudo da Anatomia Humana. A dificuldade de obtenção de cadáveres para estudo reside no fato de não haver uma legislação bem elucidada somada aos aspectos culturais e religiosos da população. Este estudo versa: enfatizar a importância do estudo da anatomia com cadáveres na formação dos profissionais de saúde e demonstrar a dificuldade de obtenção de cadáveres para ensino e pesquisa.

Leia mais
Artigo Original

DIVERGÊNCIAS ENTRE A DECISÃO PERICIAL DO INSTITUTO NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL (INSS) E O PERITO MÉDICO JUDICIAL


Inúmeras controversas são geradas quando a conclusão sobre a possibilidade de retorno ao trabalho de um empregado é divergente entre o Médico do Trabalho e o Médico do INSS, freqüentemente causando sérios prejuízos ao trabalhador. O presente trabalho tem por objetivo avaliar as pericias médicas judiciais realizadas contra Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) com o intuito de abordar as diversas características das ações trabalhistas e a decisão do perito judicial.

Leia mais
Artigo Original

LAUDO PERICIAL: ELEMENTO AUXILIAR NA FUNDAMENTAÇÃO DAS DECISÕES JUNTO A JUSTIÇA ESPECIAL


O presente estudo enseja dirimir a não existência de referencial com relação à perícia nos processos em uma das áreas de atuação da Justiça Especial, a JMU. O delineamento se apresenta como estudo descritivo, transversal e documental. Obedecendo as normativas bioéticas, foi estabelecida uma amostra de 136 processos que deveriam conter perícia nos autos. Em um ramo da Justiça Especial Brasileira, a perícia expõe relevância como peça técnica e científica mencionada na decisão sentenciada.

Leia mais
Artigo de Revisão

A APLICAÇÃO DA MEDICINA LEGAL NA INDÚSTRIA CULTURAL


A Medicina Legal e as ciências forenses têm sido abordadas com frequência crescente pela literatura e pelo cinema, muitas vezes de forma incondizente com a prática destas especialidades e com recursos disponíveis a elas na realidade. Este artigo pretende investigar estas abordagens, identificando os estereótipos criados pela mídia e seu impacto na percepção do público leigo.

Leia mais