Artigo Original

DESVALORIZAÇÃO MONETÁRIA DA INDENIZAÇÃO PAGA POR MORTE EM VITIMAS DE ACIDENTE AUTOMOTORES TERRESTRE DESDE A PUBLICAÇÃO DA LEI 11.945 DE 2009


O presente trabalho faz o cálculo da defasagem no valor pago a título indenizatório para vítimas fatais de acidentes automotivos desde entrada em vigor da Lei 11.495 de 2009 até os dias atuais, baseado na inflação oficial do período calculada pelo IPC-A e também no reajuste do prêmio do DPVAT para motocicletas neste período.

Leia mais
Artigo Original

CRIMES SEXUAIS CONTRA CRIANÇAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA OPINIÃO DAS AUTORIDADES SOBRE AS EVIDÊNCIAS


As autoras procuraram realizar um levantamento de dados com autoridades a respeito dos critérios de avaliação de evidências nestes crimes específicos. Foram realizadas entrevistas com 18 participantes, sendo nove da fase investigativa (Delegados de Polícia) e nove da fase processual (cinco Promotores de Justiça e quatro Juízes de Direito com atuação na área da Infância e Juventude).

Leia mais
Comunicados

Palavra do Presidente


A revista Perspectivas em sua terceira edição vem trazer temas que destacam a importância da […]

Leia mais
Artigo Original

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA ATENDIDAS NO IML DE CUIABÁ E REGIÃO


O objetivo do presente estudo é analisar os aspectos epidemiológicos e clínicos da violência física contra a mulher no ano de 2015 na grande Cuiabá, no intuito de gerar dados estatísticos que possam ser utilizados em políticas públicas voltadas à prevenção e, consequentemente, redução dos casos de violência contra as mulheres na capital mato-grossense.

Leia mais
Artigo de Revisão

AVALIAÇÃO MÉDICO PERICIAL NAS DEMANDAS JUDICIAIS DE DISFORIA DE GÊNERO, TRANSEXUALISMO E TRAVESTISMO


Nas últimas décadas, com a quebra de paradigmas e conceitos socioculturais pré-existentes, e com o amadurecimento da sociedade, a identidade de gênero não é mais vista na forma binária de masculino e feminino, e sim dentro de um espectro. . É objetivo deste trabalho determinar os critérios técnicos médico-periciais nas ações judiciais nos casos de disforia de gênero, transexualismo e travestismo. Foi realizada uma pesquisa não sistemática no banco de dados de Medline, Pubmed e Lilacs no período de 2000 a 2016, consulta de livros de Medicina Legal e legislação vigente brasileira relacionada à temática.

Leia mais
Editorial

Carta do Editor


Um dos motivos que motivaram o lançamento da Revista Perspectivas foi o tornar-se possível publicar os trabalhos elaborados pelos Médicos Peritos em resposta à realidade social vivida, com a acurácia própria do agir pericial e ainda a sensibilidade social e científica que deve permear o referido agir.

Leia mais