Anatomia da região cervical
Artigo de Revisão

ASFIXIAS POR CONSTRIÇÃO CERVICAL COM LAÇO: MECANISMOS REVISTOS


O objetivo geral deste artigo é definir o real mecanismo de morte por constrição cervical. Secundariamente, como objetivos específicos, seria alcançado o entendimento sobre a importância jurídica do tempo gasto nestes eventos, bem como isso nos valeria para a quantificação do sofrimento pelo qual passam tais vítimas. Segundo o que se pode observar, uma natureza mista – físico-química + mecânica – justificaria melhor aquilo que denominamos de asfixia por constrição cervical.

Leia mais
Artigo de Revisão

BREVES CONSIDERAÇÕES EM TORNO DOS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DO SUICÍDIO


O autor, de forma breve, faz considerações de ordem psicossociais sobre o suicídio chamando a atenção principalmente para o número cada vez mais assustador desta atitude; faz referências às diversas teorias que explicam o ato autocida e relata suas possíveis causas e consequências.

Leia mais
Editorial

Carta do Editor


Nesta edição, trataremos de temas que refletem nuances do cotidiano que precisam ser enfrentadas pela sociedade civil, pelas autoridades constituídas e especialmente pelas instituições que buscam estudar cientificamente os sinais daquilo que o Papa João Paulo II chamou de “cultura da morte”…

Leia mais
Comunicados

Palavra do Presidente


Entre os artigos que compõem esta edição, enfatizamos os temas Suicídio-Aspectos Psicossociais e Retrato da Violência contra Crianças e Adolescentes, que constituem relevantes temas da atualidade e que têm se tornado alvo de preocupação em nossa sociedade.

Leia mais
Artigo Original

APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DE IDENTIFICAÇÃO HUMANA POST MORTEM NO IML ESTÁCIO DE LIMA NO PERÍODO DE JANEIRO DE 2011 A DEZEMBRO DE 2015


Este artigo tem como objetivo quantificar e comparar os principais métodos de identificação post mortem segundo as variáveis epidemiológicas e estruturais, identificando técnicas, custos e dificuldades. Trata-se de um estudo transversal do tipo observacional, realizado no IML Estácio de Lima – Maceió /AL em um período de cinco anos.

Leia mais
Artigo Original

RETRATO DA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS NO IML DE CUIABÁ E REGIÃO


O Instituto Médico Legal presta atendimento as vítimas com objetivo de descrever minuciosamente esses vestígios de violência atendendo a legislação penal (Código Processo Penal (CPP)- artigo 158) para produção do laudo de lesão corporal, documento valioso e indispensável ao inquérito policial. Dessa forma, conhecer os dados epidemiológicos dessas vítimas de violência atendidas no Instituto é fundamental para estabelecer medidas de segurança e criar novos programas de combate a esse crime e repressão dos criminosos.

Leia mais