Editorial

Carta do Editor

Vol. 3 n. 1, fev. 2018

Nesta edição, apresentamos três trabalhos que abordam as contribuições dos autores aos temas correlatos a Medicina Legal, quais sejam: “Perfil da violência com mortalidade relacionada aos acidentes de trânsito em Alagoas”, “Atendimentos Médico Legais de idosos vítimas de violência na grande Cuiabá”, etc.

Leia mais
Comunicados

Palavra do Presidente

Vol. 3 n. 1, fev. 2018

A ABMLPM comemora, junto com seus associados e demais leitores, a indexação da Revista Perspectivas no LATINDEX, que é um indicador de qualidade da Revista reconhecido em todos os países de língua neolatina.

Leia mais
Artigo Original

ATENDIMENTOS MÉDICO-LEGAIS DE IDOSOS VÍTIMAS VIOLÊNCIA NA GRANDE CUIABÁ

Vol. 3 n. 1, fev. 2018

O objetivo do presente estudo foi analisar os dados epidemiológicos e médico-legais de indivíduos com 60 anos de idade ou mais atendidos no IML de Cuiabá em 2015.

Leia mais
Artigo Original

CONSIDERAÇÕES MÉDICO-PERICIAS PARA A AVALIAÇÃO DO DANO FUTURO

Vol. 3 n. 1, fev. 2018

Entendemos que o mais adequado e justo, na realidade da prática pericial brasileira, seria que a ponderação do Dano Futuro fosse realizada por ocasião do exame pericial inicial, permitindo que o indivíduo gozasse desde logo do ressarcimento que lhe fosse atribuído pelo magistrado, à luz do conhecimento médico. Desta forma, este artigo sustenta uma quantificação do dano futuro que pode não ser precisa quanto à sua extensão, mas certamente lógica e fundamentalmente científica, contribuindo para a Justiça.

Leia mais
Artigo de Revisão

EXAMES COMPLEMENTARES PARA VERIFICAÇÃO DO TEMPO DE MORTE EM MEDICINA LEGAL

Vol. 3 n. 1, fev. 2018

Este estudo busca reunir os exames complementares para verificação do tempo de morte, que dividem-se em vários tipos ao passo que lançam mão de diversas técnicas para alcançar esses objetivos

Leia mais
Artigo Original

PERFIL DA VIOLÊNCIA COM MORTALIDADE RELACIONADA AOS ACIDENTES DE TRÂNSITO EM ALAGOAS

Vol. 3 n. 1, fev. 2018

O objetivo deste estudo foi determinar o perfil epidemiológico das vítimas fatais de acidentes de trânsito em Alagoas no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2015. O estudo foi observacional, descritivo e analítico e as informações foram colhidas nos registros de entrada de cadáveres do arquivo do Instituto Médico Legal Estácio de Lima de Maceió, no período descrito.

Leia mais