Editorial

Carta do Editor

Vol. 3 n. 2, jun. 2018

Perspectivas chega a sua sexta edição. Desde o seu início, a revista busca evidenciar a […]

Leia mais
Comunicados

Palavra do Presidente

Vol. 3 n. 2, jun. 2018

Dentre as prioridades estabelecidas pela atual gestão da ABMLPM com vistas ao aprimoramento científico e […]

Leia mais
Artigo Original

PERFIL DA MORTALIDADE POR ASFIXIA NO INSTITUTO MÉDICO LEGAL ESTÁCIO DE LIMA EM MACEIÓ – ALAGOAS

Vol. 3 n. 2, jun. 2018

Este estudo utiliza dados coletados de fichas cadavéricas do período de janeiro de 2011 a dezembro de 2015 com o intuito de traçar o perfil epidemiológico das mortes por asfixia em Maceió, sendo observadas as seguintes variáveis: gênero, faixa etária, cor / raça, informação do histórico, causa da morte, estado de transformação cadavérica e uso de método de identificação primário ou secundário

Leia mais
Relato de Caso

IDENTIFICAÇÃO HUMANA DE CORPO DECAPITADO E REMANESCENTES DE UMA CABEÇA POR ESTUDO COMPARATIVO DE DNA – RELATO DE CASO

Vol. 3 n. 2, jun. 2018

Na rotina dos Institutos Médico-Legais, não são raros os casos de cadáveres que demandam a realização de um processo de identificação. Assim, as opções periciais são as análises das impressões digitais, dos dados odontológicos e genéticos e a realização de exames antropológicos. O presente caso teve como objetivo a identificação de um corpo decapitado e de uma cabeça enviados para exame pericial ao Instituto Médico Legal Estácio de Lima em Maceió – Alagoas, encontrados separadamente e em datas distintas.

Leia mais
Artigo de Atualização

CONSOLIDAÇÃO DAS FRATURAS NA PRÁTICA PERICIAL MÉDICA

Vol. 3 n. 2, jun. 2018

O objetivo deste artigo é permitir que o médico perito consiga identificar o momento da consolidação da fratura ou a ausência desta, a fim de melhor auxiliar a justiça dentro do seu ofício pericial.

Leia mais
Artigo Original

INDICADORES DA PERÍCIA MÉDICA PREVIDENCIÁRIA NA TOMADA DE DECISÃO GERENCIAL

Vol. 3 n. 2, jun. 2018

A utilização de indicadores médico periciais tem possibilitado o aumento dos padrões de desempenho das atividades pelo Serviço de Saúde do Trabalhador (SST). O objetivo desse artigo é demonstrar a utilização dos indicadores periciais (TMEA, TMAA, Estoque de Agenda e IMA-GDAPMP) como referência para a melhoria dos resultados do SST de Recife no primeiro decamestre de 2017.

Leia mais