Editorial

Carta do Presidente

Caros colegas, associados da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas, médicos peritos e médicos legistas, conseguimos mais um número de nossa revista científica – Perspectivas – o que é sempre um esforço de seu editor José Jozefran Berto Freire, e que sempre nos enche de orgulho.

A partir de agora, nossa sociedade disponibilizará a revista impressa a todos os associados adimplentes (além da versão online), como mais uma forma da atual gestão da ABMLPM se fazer presente no dia-a-dia de nossos associados.

O atual número apresenta artigos relevantes para a prática pericial, alguns deles controversos, tais como a questão da “perda de uma chance” (conceito advindo da jurisprudência francesa, mas ainda pouco assimilado por nós brasileiros), assim como uma proposta de avaliação documental em Medicina Pericial. Essa a nossa finalidade: estimular o debate de cunho científico e fático entre nossos associados, apresentar propostas que auxiliem a prática pericial para aqueles que labutam diariamente no auxílio à Justiça.

Por fim, gostaria de fazer um convite a todos. Aproxima-se nosso Congresso Sul-Sudeste, em outubro desse ano, em Foz do Iguaçu. Participem, inscrevam-se, aproveitem nossos eventos científicos com nossos convidados estrangeiros e nomes de renome da medicina pericial brasileira. Aproveitem também as belezas das Cataratas do Iguaçu, com passeios já programados.

Aguardo todos lá, para confraternizarmos e elevar o nome da nossa medicina pericial.

Ivan Dieb Miziara


Bibliographical references