Normas

Indexa Editora full logo

Perspectivas em Medicina Legal e Perícias Médicas (PERSPECTIVAS) é uma revista de caráter exclusivamente científico, dedicada à divulgação e desenvolvimento científico da Medicina Legal e da Perícia Médica no Brasil e no mundo. É uma revista gratuita, de acesso aberto, publicada pela ABMLPM e editorada pela Indexa.

  1. Condições para publicação de artigos

 

1.1. Originalidade e pertinência

Os artigos candidatos devem ser inéditos e tratar de temas em medicina legal e perícias médicas ou temas afins. Devem destinar-se exclusivamente à Perspectivas em Medicina Legal e Perícias Médicas, não sendo permitida a submissão simultânea a outras publicações.

1.2. Responsabilidade dos autores, ética, legalidade e boas práticas

Ao enviar um artigo, o responsável declara ser o único autor do artigo ou ser o representante autorizado de todos os autores, ter o direito de permitir sua reprodução por terceiros, bem como a reprodução das imagens e gráficos incluídos. Em caso de artigos com mais de um autor, o responsável pela submissão deve se munir de declarações por escrito dos demais autores permitindo a submissão do manuscrito à Perspectivas. A responsabilidade por eventual infração de direitos autorais ou de imagem recai sobre o responsável pela submissão.

Os autores são responsáveis pela veracidade das informações apresentadas nos manuscritos e pelo uso de boas práticas e ética profissional nos estudos realizados. De acordo com as leis internacionais de direitos autorais, autores são responsáveis pela originalidade dos artigos e todas as suas imagens e gráficos, ou por obter permissão para reprodução e incluir os devidos créditos de imagens de autoria de terceiros, já que a reprodução de conteúdo ou ideia já antes publicada sem crédito ao autor original é considerada plágio passível de punição. Autores também são responsáveis por observar as leis de direito de imagem e devem obter permissão por escrito para incluir imagens de indivíduos e marcas registradas.

A PERSPECTIVAS segue os padrões estabelecido pelo International Comitee of Medical Journal Editors (ICMJE) para guiar sua prática, orientar a concepção e execução de manuscritos e para lidar com questões éticas.  Saiba mais sobre estas diretrizes em www.icmje.org.

Ao submeter um artigo em nosso sistema eletrônico, autores devem concordar com os termos de nosso Acordo de Publicação. Clique aqui para baixá-lo.

1.3. Conflitos de interesse

Ao enviar um artigo, o responsável deve informar as fontes de financiamento da pesquisa. Caso exista qualquer conflito de interesse que possa ter afetado o resultado divulgado pelo artigo, este deve ser informado. Conflitos de interesse são situações em que o autor tem incentivo para divulgar resultados que melhorem a percepção do leitor sobre determinado procedimento ou medicamento. O incentivo pode ser de caráter comercial – patrocínio ou parceria com determinada marca ou empresa – ou pessoal – amizade ou parentesco.

1.4. Ensaios Clínicos e experimentação humana e animal

No Brasil, a realização de ensaios clínicos envolvendo medicamentos só é permitida mediante autorização da Anvisa por meio do registo no SISNEP – Sistema Nacional de Ética em Pesquisa – e REBEC. Artigos incluindo ensaios clínicos devem informar o número deste registro no cabeçalho e resumo.

Estudos envolvendo experimentação humana e animal – incluindo uso de dados de acesso restrito resultantes de exames ou procedimentos em humanos ou animais – devem ser acompanhados de parecer emitido por comitê de ética reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).

1.5. Direitos autorais, pré-print e pós-print

PERSPECTIVAS é uma publicação de livre acesso. Para ter seu artigo publicado, autores devem aceitar as condições especificadas pela licença Creative Commons CC BY 4.0, permitindo que seu artigo seja republicado e distribuído livremente por terceiros, sem necessidade de obter prévia autorização dos autores, editores ou publicadores, sempre citando adequadamente os autores e a publicação original. Saiba mais em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.pt .  Clique aqui para baixar o Acordo de Publicação, com o qual o autor responsável deve concordar ao submeter o artigo pelo sistema eletrônico SEER/OJS. Os autores retém os direitos autorais sobre seu material.

PERSPECTIVAS permite o depósito de manuscritos e artigos aprovados em depositórios pré-print e pós-print. Conforme os termos da licença CC BY, após aprovação e publicação, os depósitos devem conter link para publicação no site da PERSPECTIVAS.

1.6. Autores registrados nas bases Lattes e ORCID

A partir de 2019, a Perspectivas passa a publicar apenas artigos cujos autores tenham registros nas bases acadêmicas Lattes e ORCID. Os registros são gratuitos e podem ser feitos pelos autores nos endereços https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_cv_estr.inicio e https://orcid.org/register

  1. Envio

A partir de 2021, só serão aceitos artigos submetidos pelo sistema eletrônico OJS/SEER, disponível em nosso site. Clique aqui para iniciar o processo de submissão.

Os artigos devem ser submetidos no idioma português,  inglês ou espanhol, incluindo título e resumo em português e inglês. Artigos serão publicados em seus idiomas originais. Eventuais custos de tradução correm por conta do autor. Não serão aceitas traduções automáticas ou de má-qualidade.

  1. Formatação e formato

PERSPECTIVAS aceita artigos originais de pesquisa, artigos de revisão de literatura, relatos de caso e apresentação de discussões ou propostas inéditas sobre questões jurídicas relevantes para a especialidade, que são considerados como originais. Clique aqui para baixar um artigo modelo. Todas as orientações de formato e formatação recomendados para submissões à revista Perspectivas estão indicadas nele. Favor observar a necessidade de identificação de cada autor por meio de seus registros Lattes e ORCID.

Também publicamos cartas ao editor, avaliações de produtos e livros, discussões doutrinárias e outros artigos não-científicos. Os artigos não-científicos não são avaliados por pares e são publicados como editoriais e, portanto, não recebem DOI ou integram os bancos de dados de indexadores.

  1. Revisão, aprovação e publicação

PERSPECTIVAS respeita o processo de revisão por pares pelo sistema duplo-cego simultâneo (double blind simultaneous peer review). Cada artigo científico recebido é triado pelo editor-chefe da revista. Se aceito, é encaminhado simultaneamente para revisão por dois peritos revisores, que aprovam ou sugerem edições ao autor. O autor deve responder às sugestões enviando seu artigo reeditado, que é encaminhado aos revisores originais. Estes aprovam ou sugerem novas edições. Este ciclo pode se repetir até 3 vezes.  Se aprovado, é enviado à revisão ortográfica e encaminhado ao editor para encaixe na pauta de publicação. Se rejeitado por apenas um dos revisores, o artigo e seus parecer são avaliados pelo editor chefe, a quem cabe a decisão de aprovação, nova revisão ou rejeição.

Para garantir a imparcialidade, a revisão por pareceristas é feita “às cegas”, sem identificação dos autores e estes não conhecem os nomes do revisores que avaliaram seu artigo.

O autor deve esperar receber uma resposta sobre a aprovação pela triagem em até 6 semanas a partir da data do envio. A partir da triagem, o prazo padrão para o processo de revisão e aprovação ou rejeição final é de até 6 meses.

Os principais critérios para avaliação dos artigos durante o processo de revisão são originalidade, relevância (contribuição para a especialidade), levantamento da literatura existente sobre o tema, organização e apresentação, clareza, adequação do método e de sua execução ao objetivo indicado, adequação e objetividade dos resultados.

Artigos não-científicos e editoriais são avaliados apenas pelo editor-chefe ou membro do conselho editorial por ele apontado e, se aprovados, seguem diretamente para publicação.

A PERSPECTIVAS se reserva o direito de não publicar artigos recebidos, mesmo que aprovados pelos revisores.

Desde 2021, a PERSPECTIVAS adota a publicação continuada, com o objetivo de reduzir o tempo entre a submissão e a publicação dos manuscritos. Desta forma, não é possível identificar um artigo por sua página inicial e final, mas sim pelo número do artigo eletrônico, identificado pela letra “e” na referência, que se encontra abaixo do título do artigo em nosso site.

  1. Custos de publicação e financiamento

A publicação de artigos na PERSPECTIVAS é gratuita para autores. Os custos de produção são inteiramente financiados pela Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas, responsáveis pela publicação.