Normas

Publique seu artigo

Indexa Editora full logo

Perspectivas em Medicina Legal e Perícia Médica (PERSPECTIVAS) é uma revista de caráter exclusivamente científico, dedicada à divulgação e desenvolvimento científico da Medicina Legal e da Perícia Médica no Brasil e no mundo. É uma revista gratuita, de acesso aberto, publicada pela ABMLPM e editorada pela Indexa.

  1. Condições para publicação de artigos 

1.1. Originalidade e pertinência

Os artigos candidatos devem ser inéditos e tratar de temas em medicina legal e perícias médicas ou temas afins. Devem destinar-se exclusivamente à Perspectivas, não sendo permitida a submissão simultânea a outras publicações.

1.2. Responsabilidade dos autores, ética, legalidade e boas práticas

O envio de artigos se dá por sistema eletrônico customizado. Para seguir com o processo de submissão, o autor deve concordar com estas normas e com os termos de nosso Acordo de Publicação, com os quais deve se familiarizar clicando aqui. Estes termos declaram as responsabilidades legais do autor que completa a submissão, pelas quais este responde exclusivamente perante a lei em caso de infração. Entre elas estão:

  •  cumprimento de direitos autorais e outros direitos de terceiros. Inclui os direitos dos co-autores, dos quais o autor correspondente deve obter permissão.
  • veracidade das informações apresentadas.
  • uso de boas práticas e ética profissional nos estudos realizados, incluindo o consentimento informado dos indivíduos estudados.
  • originalidade do artigo e todas as suas imagens, gráficos e elementos, ou obtenção de permissão para reprodução e inclusão dos devidos créditos.
  • observância de leis de direito de imagem e obtenção de permissão para incluir imagens de indivíduos e marcas registradas.
  • ausência de plágio. Entende-se como plágio a apresentação de conceito ou conteúdo de autoria de terceiros como sendo original ou sem identificação dos autores, o uso excessivo de trechos de outros autores mesmo com sua identificação, artigo composto de conteúdo de terceiros sem adição de conceito ou conteúdo original, entre outros. Autores de artigos plagiados estão sujeitos às penalidades previstas em leis internacionais.

A PERSPECTIVAS segue os padrões estabelecido pelo International Comitee of Medical Journal Editors (ICMJE) para guiar sua prática, orientar a concepção e execução de manuscritos, lidar com questões éticas e definir quais participantes da produção do artigo podem ser considerados autores. Saiba mais em www.icmje.org.

Será necessário identificar a colaboração de cada autor na produção do artigo, de acordo com os critérios do glossário CRediT.

1.3. Conflitos de interesse

Ao enviar um artigo, o responsável deve informar as fontes de financiamento da pesquisa e conflitos de interesse. Conflitos de interesse são situações em que o autor pode ser influenciado por motivos pessoais ou comerciais a buscar e apresentar resultados que modifiquem a percepção do leitor sobre determinado procedimento, produto, resultado de pesquisa prévia ou conceito.

Ao ser convidado a revisar um artigo, o revisor deve responder se existe conflito de interesse e o convite é retirado após resposta afirmativa. Em geral, conflitos de interesse ocorrem quando o revisor reconhece a pesquisa ou seus autores e entende que seu julgamento pode ser influenciado por relações pessoais com autores ou instituições. Também podem ocorrer quando o revisor é autor de artigo prévio que apresenta resultados diferentes dos obtidos pelo artigo em revisão e não se julga capaz de revisão imparcial.

1.4. Ensaios Clínicos e experimentação humana e animal

No Brasil, a realização de ensaios clínicos envolvendo medicamentos só é permitida mediante autorização da Anvisa por meio do registo no SISNEP – Sistema Nacional de Ética em Pesquisa – e REBEC. Artigos incluindo ensaios clínicos devem informar o número deste registro no campo específico no processo de submissão.

Estudos envolvendo experimentação humana e animal – incluindo uso de dados de acesso restrito resultantes de exames ou procedimentos em humanos ou animais – devem ser acompanhados de parecer emitido por comitê de ética reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e registrados na plataforma PROSPERO. Estas informações, se aplicáveis, deverão ser inseridas em campo específico no processo de submissão.

1.5. Direitos autorais, pré-print e pós-print

PERSPECTIVAS é uma publicação de livre acesso. Para ter seu artigo publicado, autores devem aceitar as condições especificadas pela licença Creative Commons CC BY 4.0, que permite que seu artigo seja republicado e distribuído livremente por terceiros, sem necessidade de autorização, desde que citando os autores e a publicação original. Saiba mais em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.pt. Clique aqui para baixar o Acordo de Publicação, com o qual os autores deverão concordar para prosseguir com o processo de submissão. Os autores retém os direitos autorais sobre seu material.

PERSPECTIVAS permite a inclusão de manuscritos em repositórios pré-print não comerciais, desde que seja informado no momento da submissão. Autores devem estar cientes de que, ainda que esta informação não seja compartilhada com revisores, existe a possibilidade de identificação de autores a partir do pré-print. Pedimos que os autores não depositem seu manuscrito em pré-print após tê-lo submetido à Perspectivas. Conforme os termos da licença CC-BY, após aprovação e publicação, os registros devem conter link para publicação original no site da PERSPECTIVAS. A Perspectivas desencoraja o depósito de artigos publicados em depositórios pós-print, uma vez que uma possível geração de DOI duplicado pode prejudicar o rastreamento das citações.

1.6. Autores registrados nas bases Lattes e ORCID

A partir de 2019, tornou-se obrigatório a inclusão dos links para os currículos Lattes de autores brasileiros e registros Orcid de todos os autores informados no processo de submissão. Os registros são gratuitos e podem ser feitos pelos autores em https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_cv_estr.inicio e https://orcid.org/register. O preenchimento com links incorretos impedirá a publicação do artigo, mesmo que aprovado.

Sugerimos também os registros dos autores nas bases Academia.eduResearch Gate para que seus nomes figurem nos resultados de motores de busca ligados aos artigos publicados.

  1. Envio e idiomas

A partir de 2021, só serão aceitos artigos submetidos pelo sistema eletrônico da revista, disponível em nosso site, a partir do botão PUBLIQUE SEU ARTIGO disponível na homepage e várias outras páginas. Clique aqui para iniciar o processo de submissão.

Os artigos devem ser submetidos no idioma português, inglês ou espanhol, incluindo sempre título e resumo em inglês. Artigos serão publicados em seus idiomas originais, com resumos e títulos também no idioma inglês. Eventuais custos de tradução correm por conta do autor. Apesar da alta qualidade atual das traduções eletrônicas, revisão final por um profissional ou fluente no idioma é necessária e traduções de má-qualidade podem resultar em rejeição do artigo.

  1. Tipos de artigo aceitos, formatação e formato

PERSPECTIVAS aceita artigos científicos originais de pesquisa, revisões de literatura, relatos de caso e apresentação de propostas inéditas sobre questões jurídicas relevantes para a especialidade, que são considerados como originais. Clique aqui para baixar um artigo modelo contendo as orientações de formato e formatação recomendadas.

Também publicamos cartas ao editor, avaliações de produtos e livros, discussões doutrinárias e outros artigos não-científicos. Os artigos não-científicos não são avaliados por pares e são publicados como editoriais e, portanto, não recebem DOI ou integram os bancos de dados de indexadores. Devem ser enviados pelo sistema de submissão regular, sujeitos à obrigatoriedade de registros Lattes e Orcid  dos autores.

  1. Revisão, aprovação e publicação

PERSPECTIVAS respeita o processo de revisão por pares pelo sistema duplo-cego simultâneo (double blind simultaneous peer review). O prazo médio entre submissão e publicação de artigos com uma rodada de revisão é de 3 meses, podendo ser inferior ou superior. O processo segue o fluxo abaixo, com prazos estimados indicados entre parênteses:

  1. Submissão completa (dia 0);
  2. Triagem pelo editor-chefe e envio ao editor de seção apropriado (até dia 7);
  3. Se dentro do escopo e requisitos mínimos: encaminhado simultaneamente para dois pareceristas (membros do conselho editorial ou revisores ad-hoc) (até dia 15)
  4. Pareceristas aceitam ou declinam convite à revisão, novo parecerista convidado em caso de convite não aceito (até dia 35)
  5. Aprovação, rejeição ou envio de parecer com modificações sugeridas ao autor (até dia 50)
  6. Envio de versão revisada pelo autor (até dia 65)
  7. Retorno ao passo 5. Se o parecer sugere novas modificações, o envio da segunda revisão inicia a segunda rodada de revisão. Se o artigo não for aprovado ou rejeitado ao final da 3a rodada de revisão, a submissão e seus pareceres são encaminhados aos editores para decisão.

Se aprovado em qualquer momento:

    1. revisão ortográfica (até 7 dias)
    2. verificação eletrônica de plágio Paperpass (até 3 dias)
    3. publicação (até 7 dias)

Se rejeitado por apenas um dos revisores: artigo e seus pareceres são enviados aos editores para decisão de seguir com revisão ou rejeitar.

Todo o processo é auxiliado e tem seus prazos controlados pelo editor executivo.

Autores que não responderem demandas do processo de revisão no prazo terão suas submissões arquivadas e deverão realizar nova submissão. A correta formatação do artigo, sua qualidade técnica e revisão por acadêmicos experientes antes da submissão colaboram para a rapidez na aprovação.

Para garantir a imparcialidade, a revisão por pareceristas é feita “às cegas”, sem identificação dos autores e estes não conhecem os nomes do revisores que avaliaram seu artigo.

Os prazos indicados no cronograma são uma média, e podem ser afetados por diversos fatores: qualidade baixa ou não cumprimento de normas no artigo submetido, dificuldade para designar revisores, momentos de alto volume de submissões recebidas, demora nas respostas dos envolvidos, problemas técnicos, entre outros. A Perspectivas não se compromete com prazos. Uma vez submetido, um artigo só pode ser retirado do fluxo de publicação mediante envio de comunicado pelo sistema de submissão ou por email.

Os principais critérios para avaliação dos artigos durante o processo de revisão são originalidade, relevância (contribuição para a especialidade), levantamento da literatura existente sobre o tema, organização e apresentação, clareza, adequação do método e de sua execução ao objetivo indicado, adequação e objetividade dos resultados.

Artigos não-científicos e editoriais são avaliados apenas pelo editor-chefe ou membro do conselho editorial por ele apontado e, se aprovados, seguem diretamente para publicação.

A PERSPECTIVAS se reserva o direito de não publicar artigos recebidos, mesmo que aprovados pelos revisores.

Desde 2021, a PERSPECTIVAS adota a publicação continuada, sendo os artigos identificados não por sua página inicial e final, mas pelo número do artigo eletrônico, identificado pela letra “e” na referência que se encontra abaixo do título.

Em caso de extinção da revista, o acesso ao conteúdo publicado é garantido por meio do website da Rede Iberoamericana de Inovação e Conhecimento (REDIB), onde os artigos publicados são automaticamente registrados (Cadastro em curso).

4.2. Publicação de artigos apresentados nos Congressos da ABMLPM

Os artigos apresentados nos Congressos da ABMLPM tem seus resumos publicados em suplemento especial. A submissão destes artigos na íntegra pelos autores é obrigatória e deve ser feita pelo sistema de submissão regular da revista em até 30 dias após o início do evento, devendo ser formatados e adaptados às normas da revista, que podem ser diferentes das dos Congressos. Uma vez submetidos, passam pelo processo regular de revisão por pares, portanto sua aprovação e publicação não são garantidas.

  1. Custos de publicação e financiamento

A publicação de artigos na PERSPECTIVAS é gratuita para autores. Os custos de produção são inteiramente financiados pela Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica, responsáveis pela publicação.

Normas atualizadas em agosto/2024