Resumos

O IMPACTO DA COVID 19 NA SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: FATORES SUICIDAS

Zacchia Hayvolla Fernandes Marinho de Araújo (1)

Gianna Emanuella Sales Tavares Rocha (1)

Livia de Sousa Porto (1)

Natalia Vasconcelos Guerra de Lima (1)

Augusto Cezar de Azevedo Pereira (1)

Roumayne Fernandes Vieira Andrade (1)

Ana Margarida Marinho (1)

(1) Centro Universitário Unifacisa

OBJETIVO: Os profissionais de saúde estão entre os que apresentam maior predisposição ao sofrimento mental, em decorrência da Pandemia do COVID-19, essa maior susceptibilidade foi ampliada. Portanto, o objetivo do nosso estudo foi analisaras repercussões da pandemia do COVID-19, na saúde mental dos profissionais de saúde, com enfoque na ocorrência de distúrbios psicológicos, como a ansiedade e depressão que são desencadeadores de ideações suicidas e do suicídio.

MÉTODO: Este foi um estudo exploratório, observacional, descritivo com abordagem qualitativa. Foi realizado através de uma revisão integrativa, entre fevereiro e maio de 2023. Utilizamos BVS, SCIELO, MEDLINE como bases de dados. Delimitamos os achados de acordo com ano de publicação (2019-2023), língua (português, inglês e espanhol) e artigos completos disponíveis integralmente nas bases de dados elencadas. Após todas as exclusões, restaram 24 artigos, estes utilizados para a construção do trabalho.

RESULTADOS e DISCUSSÃO: A ansiedade, depressão e o estresse pós-traumático, em alguns casos desencadeadores de ideações suicidas e suicídio, são os principais problemas enfrentados pelos profissionais de saúde, especialmente aqueles que trabalharam na linha de frente e/ou os expostos ao vírus SARS-COV-2. Médicos e enfermeiros possuem o nível de escore de ansiedade mais elevado em comparação com o pessoal do apoio e administrativo. Os resultados mais específicos dos estudos variam de acordo com a população estudada e a metodologia utilizada.

CONCLUSÃO: Foi verificado que profissionais de saúde expostos à pandemia do COVID-19 apresentaram uma alta prevalência de problemas de saúde mental, que incluem depressão, ansiedade e ideação suicida.
Palavras chave: Suicídio, Covid-19 e Profissionais de saúde.


Referências bibliográficas