Resumos

MARKETING DIGITAL E DIVULGAÇÃO DE FOTOS EM REDES SOCIAIS NO ESTILO “ANTES E DEPOIS”. UMA BOA ESTRATÉGIA?

Os autores informam que não há conflito de interesse.

Luciana Barroso de Azevedo (1)

Mary Laura Garnica Perez Villar (2)

ISABELA AZEVEDO MARINHO (3)

(1) UNIBF, FACOP, SÃO LEOPOLDO MANDIC, SEPM

(2) POLICIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

(3) UNIBF

INTRODUÇÃO: A busca pela aparência estética ideal tem levado a uma crescente busca dos pacientes pela especialidade de harmonização orofacial. Os preenchedores e as toxinas botulínicas são os recursos mais. Embora sejam eficazes e tenham boas margens de segurança, complicações precoces e tardias com diferentes níveis de gravidade podem ocorrer . O presente trabalho tem como objetivo realizar uma reflexão acerca do método de postagem no formato “antes e depois” nas redes sociais, devido ao aumento contínuo do número de pacientes que buscam profissionais para atendimento, fundamentando sua decisão com base nessas postagens.Quando se realiza divulgação de fotos de tratamentos na internet, o profissional tem que estar atento as responsabilidades éticas e legais. Os profissionais devem obter o consentimento informado dos pacientes; respeitar sua privacidade; preservar seu anonimato e utilizar as fotos de maneira responsável, visando o benefício dos pacientes e da sociedade como um todo.

METODOLOGIA: Este artigo é uma revisão da literatura científica disponível sobre harmonização orofacial. Foram realizadas pesquisas em bases de dados odontológicas, utilizando termos como “harmonização orofacial”, “complicações”, “preenchimentos faciais”, “toxina botulínica”, “responsabilidade civil”. Harmonização orofacial e aspectos psicossociais: A aparência facial desempenha um papel significativo na autoestima. Essa percepção tem despertado o interesse da Odontologia pela estética facial, especialmente a harmonização orofacial, onde um sorriso harmonioso em conjunto com uma face equilibrada é visto como um sinal de beleza e sinônimo de juventude .Quando o profissional divulga seus resultados em postagens fora da sua comunidade cientifica ele deve ter em mente que atingirá um amplo público. Diante desse fato, deve-se ter cuidado quanto as diversas implicações. A primeira delas, refere-se as expectativas e autoimagem, pois os pacientes que buscam a harmonização orofacial muitas vezes têm expectativas muito elevadas e irreais para seu biotipo, por isso é importante que os profissionais avaliem cuidadosamente o paciente e forneçam informações realistas sobre os resultados. O segundo fator que deve ser considerado é sobre a autoestima e confiança. Um outro fator que deve ser pensado é sobre as reações sociais. As mudanças na aparência facial podem influenciar a forma como os outros percebem e reagem ao paciente. Alguns indivíduos podem enfrentar reações positivas, enquanto outros podem experimentar estigma, julgamento ou comentários indesejados.
A postagem de fotos de tratamentos realizada por dentistas, não deve ser considerado um ato ruim, uma vez que é um modo de divulgar os avanços científicos da odontologia, abordar sobre tipos de tratamentos e técnicas. O critério para as postagens é que deve ser muito bem avaliado, uma vez que impacta diretamente na relação entre o dentista e o paciente. Responsabilidade Profissional :O Estado tem a incumbência de regular o exercício profissional dos indivíduos legalmente autorizados a atuar na área de Odontologia. As regulamentações e diretrizes éticas e profissionais para a publicidade na área da odontologia devem ser respeitadas. No que se refere a responsabilidade civil na harmonização orofacial é classificada como uma responsabilidade de resultado. Isso significa que o dentista que realiza os procedimentos de harmonização orofacial é responsável por alcançar o resultado desejado pelo paciente, ou seja, por fornecer os resultados estéticos planejados. Por cautela o dentista deve expor que as postagens são de caráter informativo.No contexto da responsabilidade civil, a obrigação do profissional é alcançar um resultado específico prometido ao paciente, de acordo com as técnicas e padrões aceitos na área da harmonização orofacial. Caso ocorram complicações ou resultados insatisfatórios, o profissional poderá ser considerado responsável.

DISCUSSÃO: verifica-se o aumento na procura pela especialidade de harmonização orofacial. Isso ocorre devido à busca pela aparência estética ideal. Muitos pacientes escolhem os profissionais com base em postagens nas redes sociais, acessando as fotos que esses profissionais divulgam de seus resultados de tratamento.
os autores enfatizam a importância de cumprir as regulamentações legais e éticas ao realizar postagens de tratamentos nas redes sociais, respeitando a privacidade do paciente e fornecendo informações claras e realistas. Também é abordada a responsabilidade civil do profissional, devendo alcançar o resultado prometido e seguir as melhores práticas e normas regulatórias para minimizar riscos e complicações.

CONCLUSÃO: O marketing digital realizado através das postagens de fotos no formato “antes e depois” é uma grande ferramenta para divulgação na área odontológica. Trata-se de uma prática amplamente aceita pelo público em geral. Para que essa estratégia seja positiva, compete ao dentista realizar postagens mais cuidadosas e criteriosas, enfatizando o caráter informativo e respeitando as diretrizes legais.


Referências bibliográficas